Altar tradicional do Dia dos Mortos em Milpa Alta, México DF. No México, o Dia dos Mortos (do espanhol: Día de los muertos) é uma celebração de origem indígena comemorada no dia 2 de novembro em honra aos falecidos e quando as almas são autorizadas a visitar os parentes vivos.
No México, a morte tem significado único. Em vez de lamentada, é festejada uma vez ao ano ; de 31 de outubro a 2 de novembro (Dia de Finados no Brasil). Durante a festa, considerada pela Unesco como patrimônio da humanidade, é tradição reunir família e amigos para comemorar a visita dos antepassados à Terra.
Além das flores são usadas decorações de papeis picados, velas brancas e coloridas. Pétalas são espalhadas e também usadas para fazer um caminho para guiar os mortos. Esta data é sempre celebrada com muitas cores pois, apesar de ser um dia triste, eles tratam a morte com naturalidade.
Essa é uma das tradições mais legais e comoventes do Dia de los Muertos no México. Antes do dia 31 de outubro, as famílias começam a construir altares em suas casas para receber o parente ou os parentes que já faleceram. Normalmente, o altar pode ter de 2 a 7 níveis, que representam planos específicos.
Origem do Dia dos mortos A história da celebração pelo Dia dos mortos no México é de origem indígena e já existe desde o tempo dos astecas e dos maias. Inicialmente, a comemoração era realizada durante todo o mês de agosto. Quando os colonizadores espanhóis chegaram, ficaram chocados com os rituais pagãos dos índios.
A celebração pelo Dia dos mortos pode durar até 7 dias. A festa costuma começar por volta do dia 26 de outubro e ir até o dia 3 de novembro. Apesar de a data ser comemorada em todo o país, ela é mais tradicional nos seguintes locais: Aguas Calientes, Cidade do México, Morelos, Oaxaca e Quintana Roo.
Ao contrário do Dia dos Finados, que é celebrado no Brasil em 2 de novembro, o Dia dos Mortos é uma divertida e animada festa, pois as pessoas vão visitar os túmulos dos que já partiram, acendem velas, oferecem flores, preparam altares e festejam com música e comida.
Para preparar o altar dos mortos, utiliza-se uma série de elementos: cada degrau é coberto por um tecido preto e branco, coloca-se a imagem de algum santo que tenha devoção, além de sal, pão, água e uma variedade de alimentos que eram de agrado do falecido, assim como as fotografias do falecido, algumas velas, um ...
Santa Muerte (em português: Santa Morte) é uma figura sagrada venerada no México, provavelmente um sincretismo entre crenças católicas e mesoamericanas. A cultura mexicana mantém desde a era pré-colombiana uma certa reverência em relação à morte, manifestada em celebrações sincréticas como o Dia dos Mortos.
Comidas típicas Porém, um dos pratos mais emblemáticos, sem dúvida, é o Pan de Muerto. O prato é um irresistível pão doce, decorado com pequenos pedaços de massa em formato de ossos, polvilhado com açúcar. Um verdadeiro clássico! Além das comidas, as bebidas também ganham destaque nas celebrações do Dia dos Mortos.