Por que em 2 de novembro? Conforme registros históricos, a tradição foi instituída pela Igreja Católica no século X e diz que os vivos devem interceder pelas almas que estão no purgatório esperando a purificação.
Desde o século II, alguns cristãos rezavam pelos falecidos quando visitavam os túmulos dos mártires. No século V, a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos já esquecidos. ... No século XIII essa data passa a ser oficialmente celebrada em 2 de novembro, um dia após a Festa de Todos os Santos.
O 2 de novembro, um dia após o Dia de Todos os Santos, foi decidido como data anual para homenagem aos falecidos. No 1º de novembro, a intenção era rezar por aqueles que cometeram pecados em vida e foram perdoados. Por isso, seguiam para a vida eterna em estado de graça.
Oração para o Dia de Finados "Ó Deus, que pela morte e Ressurreição de vosso Filho Jesus Cristo nos revelastes o enigma da morte, acalmastes nossas angústias e fizestes florescer a semente da eternidade que vós mesmo plantastes em nós: Concedei aos vossos filhos e filhas já falecidos a paz definitiva da vossa presença.
Aqui, é típico ir ao cemitério visitar o túmulo de seus entes queridos para deixar-lhes flores e fazer orações para eles. Neste dia os cemitérios geralmente ficam lotados e é possível ver pessoas vendendo flores nas ruas. Também é muito comum ir às igrejas e fazer missas pelas pessoas que já se foram.
Enquanto no Brasil há uma cultura de homenagear os mortos com silêncio, resguardo, orações e flores, outros países elaboram a sua relação com os que já se foram de uma forma mais festiva. O exemplo mais clássico é dos mexicanos, que celebram o Día de los Muertos como uma festa em celebração da vida.