A expressão desencantamento do mundo é utilizada na obra do sociólogo alemão Max Weber (1864-1920). Através desse termo ele designa um processo histórico, ocorrido na civilização ocidental. Tal processo implica na desmagificação da realidade que ocorre de duas formas.
Educação moderna. História da educação. 136 INTRODUÇÃO Pretende-se com este trabalho examinar a relação entre o pensamento de Max Weber (1864-1920) sobre o desencantamento do mundo e a educação ocidental moderna europeia no período da Reforma protestante.
Weber, mediante o conceito de desencantamento do mundo, e Adorno e Horkheimer, a partir da identificação do esclarecimento com o mito, veem a racionalização ocidental como um processo vertiginoso em direção a um destino inescapável de completa perda de sentido para a existência humana, pois os conteúdos valorativos da ...
Significado de Racionalização [Psicanálise] Procedimento de teor defensivo através do qual uma pessoa demonstra uma explicação plausível, ou moralmente aprovável, para ações, comportamentos, sendo que os reais motivos não são percebidos. Ação ou efeito de racionalizar.
Weber referiu-se a esse fenômeno como o processo de "desencantamento do mundo", no qual o sujeito moderno passou a se despir de costumes e crenças baseados em tradições herdadas ou aprendidas que se apoiavam nos pilares fixos das religiões ou da "magia".
Racionalidade é a qualidade ou estado de ser sensato, com base em fatos ou razões. A racionalidade implica a conformidade de suas crenças com umas próprias razões para crer, ou de suas ações com umas razões para a ação.
Na sociologia, racionalização se refere a um processo no qual um número crescente de ações sociais se baseia em considerações de eficiência teleológica ou de cálculo, em vez de motivações derivadas da moral, da emoção, do costume ou da tradição.
O poder, para Weber, pode legitimar-se de três formas, uma estatuída, uma consuetudinária e outra afetiva, respectivamente as dominações: Legal, Tradicional e Carismática.