São designadas como alho algumas plantas do gênero Allium (mas não só), embora o termo se aplique especificamente ao Allium sativum, uma planta perene cujo bulbo ("cabeça de alho"), composto por folhas escamiformes ("dentes de alho"), é comestível e usado tanto como tempero como para fins medicinais.
Allium Alho/Gênero
O alho ajuda a reduzir os níveis de colesterol "ruim" LDL, e de triglicerídeos no sangue, pois inibe a sua oxidação, reduzindo assim o risco de aterosclerose que pode levar ao surgimento de várias doenças cardiovasculares.
Allium sativum, conhecido como alho (aquele que você ama ou odeia) é uma planta perene cujo bulbo chamado de cabeça de alho é composto por folhas escamiformes (dentes de alho), usado na culinária como tempero e também para fins medicinais.
Isso porque mastigar o dente de alho pode causar azia, náusea, dor abdominal e vômito. O alho cru ainda pode causar uma sensação de queimação na boca, mau hálito, diarreia, odor corporal e inchaço. A probabilidade de que esses sintomas sejam observados aumenta conforme a quantidade ingerida do alimento.
O alho também é essencial para prevenir a aterosclerose (acúmulo de gordura nas artérias) - reduzindo o colesterol alto e os triglicerídeos -, combater o câncer de cólon e doenças infecciosas, melhorar os sintomas da asma e da bronquite e atuar como um anti-inflamatório natural.
Significado de Alho substantivo masculino Erva do gênero Allium que, comumente conhecida por possuir bulbo e gomos (cabeça e dentes), se assemelha à cebola, sendo muito utilizada como tempero ou como antigripal. O bulbo e o gomo dessa erva; cabeça ou dente de alho.
O alho (Allium sativum) é formado por um bulbo arredondado (conhecido como cabeça), composto de 10 a 12 dentes, envoltos por uma casca fina, que pode ser branca, rosada ou roxa. Seu forte aroma deve-se à presença da alicina (óleo volátil sulfuroso).
Por que comer alho cru é saudável? Essa é a melhor forma de consumir o alho, porque ele possui um importante composto chamado alicina, que combate doenças cardíacas e colabora para prevenir o câncer. Essa substância é liberada quando o alho cru é cortado, triturado ou mastigado.
Origem: O alho é uma planta de cultivo milenar oriunda do Oriente e da Europa Meridional pertence à família das "Liláceas" seu nome científico é "allium sativum", segundo historiadores os egípcios consumiam alho em abundância.