A Classificação Internacional de Doenças (CID) é uma das principais ferramentas epidemiológicas no dia-a-dia de um médico. Ela não só mostra quantas doenças existem, mas também quais são elas e as classifica, padroniza sua nomenclatura e cria um código para cada uma delas.
Z00 - Exame geral e investigação de pessoas sem queixas ou diagnóstico relatadoCID 10 - Z00Exame geral e investigação de pessoas sem queixas ou diagnóstico relatadoCID 10 - Z00.0Exame médico geralCID 10 - Z00.1Exame de rotina de saúde da criançaCID 10 - Z00.2Exame no período de crescimento rápido na infância
Para incluir este tipo de informação no documento, o médico utiliza a Classificação Internacional de Doenças (CID). Esta informação só deverá constar no atestado médico com a autorização expressa do paciente ou de seu representante legal. Caso contrário, não existe obrigatoriedade de informar a CID no atestado médico.
A Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde, mais conhecida como CID, é um das principais ferramentas epidemiológica do cotidiano médico. A principal função do CID é monitorar a incidência e prevalência de doenças, através de uma padronização universal.
É o chamado CID, sigla para Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde — ou Código Internacional de Doenças, como também é conhecido.
(CID 10 Z76. 3 – pessoa em boa saúde acompanhando pessoa doente). A legislação determina alguns requisitos para que os atestados médicos tenham validade perante a empresa.