Pode ser um crustáceo (parecido com um siri), um chapéu usado por marinheiros, e há até uma definição indígena: segundo o Dicionário Tupi-Guarani-Português, de Francisco da Silveira Bueno, caxangá vem de caá-çangá, que significa "mata extensa". ...
Nada indica que Jó tivesse escravos. O mais provável é que a cultura negra tenha se apropriado de sua figura para simbolizar o homem rico da cantiga de roda. Os escravos que faziam o zigue zigue zá seriam os fujões, que corriam em ziguezague para despistar os capitães-do-mato.
Acredita-se que a cultura negra tenha se apropriado da figura para simbolizar o homem rico da cantiga de roda. Os guerreiros que faziam o zigue zigue zá, seriam os escravos fugitivos que corriam em ziguezague para despistar o capitão-do- mato. ... Brincadeiras de origem africana que se tornaram parte da cultura brasileira.
O objetivo é ir passando o sapato para a direita no compasso da música sem que a coordenação se atrapalhe, todos ao mesmo tempo. A cada finalização aumenta a dificuldade. Exemplo: cantando, lá lá, pra esquerda, olhos fechados.
Castro Barbosa Escravos de Jó - Castro Barbosa - VAGALUME.
Escravos de Jó (versão "vamos a Belém") Versão popular na região de Pará. Escravos de Jó, jogavam caxangá, Tira, bota, vamos a Belém, que vai que vem... Guerreiros com guerreiros, fazem zigue zigue zá.
Significado de Zabelê substantivo feminino Ave brasileira da família da perdiz e da codorna.
Wilson Simonal Os Escravos de Jó - Wilson Simonal - VAGALUME.
Escravos de Jó