O termo "carnaval" deriva do termo em latim "carnis levale", que significa "retirar a carne" e tem relação com a função da festa em suas origens. ... Trata-se de um período no qual as pessoas entregam-se às festas e aos prazeres carnais, para, em seguida, iniciarem a Quaresma.
Conforme a história do Carnaval, essa celebração pode estar relacionada a algumas festas de origem greco-romana dedicadas ao deus do vinho, Baco (ou Dionísio, para os gregos). Nos eventos, as pessoas costumavam embriagar-se, comer muito e entregar-se aos prazeres da carne.
Carnaval é, de fato, uma festa espiritual. Uma época de uma energia muito densa, onde várias religiões e estudiosos dizem que são abertos muitos portais, e espíritos de todos os tipos vem para a Terra. Mas todos os estudos mostram que é uma festa pagã muito antiga. ...
Se você já se perguntou por que o carnaval muda de data a cada ano, saiba que a resposta tem ligação com outra data, a Páscoa, que é definida como o primeiro domingo de lua cheia após o equinócio de primavera, no hemisfério norte, e outono, no hemisfério sul. ... Já Corpus Christi é realizado 60 dias depois da Páscoa.
Apesar de ser uma festividade secular, tradicionalmente, o carnaval está relacionado ao catolicismo, tendo em vista que ele ocorre antes da Quaresma. Tanto a data quanto o nome envolve o contexto religioso. O termo "carnaval" tem origem no latim "carnis levale" que significa "retirar a carne".
Dionísio Dionísio era o deus das festas, do teatro, do vinho (e da videira) dos ciclos vitais da Terra. Não à toa, suas celebrações era naturalmente regadas à muito vinho. Entre todas as festas realizadas em sua homenagem, a da chegada da primavera era muito especial. O deus do Vinho, Dionísio.
O carnaval é uma das datas comemorativas mais importantes e celebradas em todo o país. Cada região tem uma cultura e tradições que podem ser trabalhadas nas atividades para a educação infantil. Como é um feriado prolongado, o ideal é realizar a programação na semana que antecede o carnaval.