No Brasil, o cadastro foi criado em 2011 com o objetivo de ser um banco de dados de bons pagadores. A novidade é que depois de assinada a Lei que autoriza a inclusão automática no cadastro, ele vai passar a conter dados de todos os brasileiros. Ou seja, se você tem um CPF, você vai ter um cadastro positivo.
Além de dados relacionados ao sistema bancário, o Cadastro Positivo passa a incluir, também, dados de consumo continuados, como água, luz, gás, operadoras de telefonia e TV à cabo.
O Cadastro Positivo Serasa é uma ideia muito legal, um jeito de mostrar para os bancos, lojas e empresas a sua boa reputação como pagador. O cadastro positivo também ajuda as pessoas que nem sempre têm como comprovar renda, mas que nem por isso deixam de pagar suas contas em dia.
Ativo: seu Cadastro Positivo está ativo e os dados positivos já estão sendo considerados no cálculo de seu Score. ... Inativo: seu Cadastro Positivo está inativo, por isso seu Score não está sendo calculado com dados positivos.
Preciso pagar para fazer parte do Cadastro Positivo? Não. Tanto a participação automática no Cadastro Positivo quanto a consulta ao seu histórico de pagamento são serviços oferecidos gratuitamente.
As gestoras de bancos de dados de crédito, os chamados birôs de crédito, como Serasa, Boa Vista, Quod e SPC Brasil. São elas que deverão ser acionadas por quem quiser sair do cadastro após as mudanças entrarem em vigor.
Acesse a página inicial da Serasa Consumidor e clique no botão "todos os sites". Em seguida, selecione a opção "serasa cadastro positivo" encontrado na barra no topo. Na página que abrirá a seguir, clique em "Abrir cadastro positivo grátis".
Participam do acordo todas as operadores associadas ao SindiTelebrasil. Como exemplo: Claro, Oi, Tim, Vivo, GVT, Embratel, Nextel, Telebras, Aerotech e Latin America.
Quem participa do Cadastro Positivo tem o benefício de ter uma análise de crédito feita de uma maneira mais justa pelas instituições. Com isso, você terá a possibilidade de negociar dívidas, melhores taxas e condições de pagamento e enfrentar menos burocracia na hora de contratar crédito.
A lei que criou o cadastro positivo não estabeleceu nenhum benefício concreto ao consumidor positivo, como por exemplo, a redução dos juros. Outra desvantagem é em relação à insegurança da garantia de empréstimo, pois, por uma lado, o consumidor permite uma maior abertura a respeito de suas informações financeiras.