O Bósforo (em turco: İstanbul Boğazı, em grego antigo: Βόσπορος) é um estreito que liga o mar Negro ao mar de Mármara e marca o limite dos continentes asiático e europeu na Turquia. ... As margens do estreito são densamente povoadas, como exemplifica a cidade de Istambul.
O Bósforo é o estreito que separa a parte Asiática de Istambul da parte Europeia. Este estreito é curvilíneo, podendo atingir 650 metros e até 4,5 km de largura. Sua extensão é de 35 km. Ele une o Mar de Marmara ao sul ao Mar Negro ao norte.
O Mar Cáspio é um mar interior e fechado que está localizado entre dois continentes: sudeste da Europa e oeste da Ásia.
Conhecido também pelo nome de Estreito de Istambul, Bósforo é um marco natural de separação entre o território europeu e o asiático. Devido a isso, ganha grande valor estratégico no que se refere a conflitos, acordos econômicos e políticos.
Juntos, o estreito de Bósforo e o estreito dos Dardanelos propiciam a única conexão marítima entre os territórios situados às margens do mar Negro e o restante do mundo.
O Estreito de Bósforo é usado para a passagem de navios russos de petróleo, da Europa para o mundo. Por causa da importância do estreito na defesa de Constantinopla ou Istambul como é chamada atualmente, os sultões otomanos construíram uma fortificação em cada lado dele, Anadoluhisarı (1393) e Rumelihisarı (1451).
Antigamente conhecido por Helesponto, Dardanelos é um estreito no Noroeste da Turquia, que liga o mar Egeu ao mar de Mármara e separa a Europa da Ásia. A maior cidade mais próxima ao estreito é Çanakkale.
O Estreito de Malaca localiza-se entre a Malásia e a ilha indonésia de Sumatra.
Mar Cáspio As águas do Mar Cáspio banham os territórios do Azerbaijão, Irã, Cazaquistão, Rússia e Turcomenistão.