Cogente significa aquilo que é racionalmente necessário, é um adjetivo que qualifica o que deve ser necessariamente observado. ... Uma norma constitucional cogente é aquela que possui imperatividade, que não admite disposições diversas.
co·gen·te te. 1. Cuja veracidade satisfaz de maneira total e coerciva o entendimento ou o intelecto (ex.: argumento cogente).
Entretanto, embora menos comum, existem normas processuais civis não cogentes (também chamadas de dispositivas), que são aquelas que não contém um comando absoluto, inderrogável e podem ser divididas em: A) permissivas: quando autoriza o interessado a derrogá-la, dispondo da matéria da forma como lhe convier.
" A norma do jus cogens é aquela norma imperativa de Direito Internacional geral, aceita e reconhecida pela sociedade internacional em sua totalidade, como uma norma cuja derrogação é proibida e só pode sofrer modificação por meio de outra norma da mesma natureza. "
b) As leis perfeitas são aquelas que impõe a nulidade do ato, simplesmente, sem cogitar de aplicação de pena ao violador. c) As leis menos perfeitas são as que não acarretam a nulidade ou anulação do ato ou negócio jurídico, quando são violadas, somente impondo ao violador uma sanção.
É um adjetivo que expressa uma ordem, que manda com autoridade, que busca imposição. Ex.: Seu discurso tem um tom imperativo. Imperativo é o que representa algo imperioso, que governa de forma incontestável, indiscutível.
Coercitivo é uma palavra que tem o significado de forçar ou obrigar. O principal uso da expressão é uma referência a uma ordem dada ou uma medida exigida e que deve ser obrigatoriamente cumprida, até mesmo com uso de força.