As áreas anormais da tireoide, que captam menos radioatividade do que o tecido normal, são denominadas nódulos frios, e as áreas que captam mais radiação são chamadas nódulos quentes.
O nódulo pode ser hipocaptante (frio), normocaptante (morno) ou hipercaptante (quente). Embora o Ca seja mais provável de aparecer em nódulos frios, a maioria dos nósdulos frios não são malignos, e mesmo os nódulos mornos ou quentes podem ser malignos em menor porcentagem.
Nódulo hiperecogênico: aquele que, à ultrassonografia, é mais claro que o parênquima da tireoide que o circunda (em geral, sólido, podendo conter calcificações); Nódulo isoecogênico: consiste em uma massa sólida, composta por células, que apresentam a mesma característica que o parênquima da glândula.
Felizmente, mais de 90% destes nódulos são benignos. A tireoidite de Hashimoto, a causa mais comum de hipotireoidismo, está associada com um risco aumentado de nódulos da tireoide. A deficiência de iodo, conhecida como bócio, também é responsável por causar nódulos da tireoide.
Significa que os nódulos quentes são hipercaptantes e provavelmente estão causando o quadro de hipertireoidismo! O ideal é dosar sua função tireoidiana e avaliar o usg. Procure um endocrinologista para avaliar seu quadro e caso seje cirúrgico o mesmo encaminhará para um especialista em cirurgia de cabeça e pescoço .
A neoplasia de fígado com origem hepática é o hepatoma e outros nódulos encontrados no fígado são tumores benignos ou hemangiomas, que são más-formações de vasos sanguíneos e não apresentam grande significado clínico. Os nódulos de fígado são massas encontradas no órgão e podem ser malignos ou benignos.