Categoria 4 – As lesões não possuem características morfológicas típicas de câncer, porém apresentam real probabilidade de serem malignas. O médico radiologista, baseado nas imagens, tem preocupação suficiente para sugerir biópsia (Figura 2). Categoria 5 – Lesões altamente sugestivas de malignidade.
Categoria 2: mamografia negativa, com achados benignos. Em relação ao achado de câncer, se assemelha a classificação BI-RADS® 1, mas neste caso, o radiologista opta por descrever achados benignos característicos, cujo grau de precisão de diagnóstico através da mamografia é grande.
Estágio 4. Este estágio aponta para um câncer de mama em estágio avançado, e devem ser administrados medicamentos que atuem em todo o corpo eque possam inibir o avanço da doença por outros órgãos. Esse é o estágio em que se incluem procedimentos de terapia hormonal, quimioterapia e imunoterapia.
Uma alteração em exame de imagem com categoria 2 de BIRADS deve tratar de um achado benigno e não necessita tratamento. Geralmente trata-se de um cisto simples de mama, calcificação benigna ou nódulo benigno estável há mais de 2 anos. Sendo assim, você deve continuar fazendo a consulta uma vez ao ano para controle.
O BI-RADS é a sigla da expressão Breast Image Reporting and Data System, uma metodologia criada pelo Colégio Americano de Radiologia, em 1993, para padronizar os laudos da mamografia, de forma a reduzir os riscos de má interpretação dos achados de imagem entre diferentes médicos e serviços de saúde, e ainda favorecer a ...
BI-RADS 0. Significa que a radiografia das mamas foi inconclusiva e, portanto, necessita de avaliação adicional através de outros exames.
BI-RADS 0. Significa que a radiografia das mamas foi inconclusiva e, portanto, necessita de avaliação adicional através de outros exames.