O aumento da contagem de neutrófilos pode ocorrer por diversos motivos, sobretudo associado a qualquer tipo de infecção, especialmente à infecção causada por agentes bacterianos ou fúngicos, e a uma variedade de neoplasias malignas, principalmente se metastáticas, além das leucemias agudas e da leucemia mieloide ...
O que significa leucócitos e neutrófilos baixos?
O número menor que o normal de leucócitos no sangue é chamado de leucopenia e pode estar relacionado á infecções, desnutrição, doenças autoimunes, doenças da medula óssea, do baço e tireoide. Em alguns casos, pode ser resultado de uso de medicamentos ou tratamentos como quimioterapia e radioterapia.
Por que os neutrófilos estão presentes no sangue?
Última modificação: 25 de abril de 2017 às 14:35 por Pedro Muxfeldt . Os neutrófilos estão presentes na porção de sangue responsável pela defesa do organismo, envolvendo células doentes e matando-as para combater invasões por bactérias e fungos.
Posso diminuir o número de neutrófilos?
Existem ainda diversos fatores que podem provocar uma diminuição do número de neutrófilos, tais como estresse, uso de medicamentos corticoides, antibióticos, antitérmicos e de tratamento para AIDS, infecções virais, quimioterapia, substituição da medula óssea, quimioterapia, deficiência de vitamina B12, infecções, entre outros.
Quais são os valores de referência dos neutrófilos?
Os valores de referência dos neutrófilos variam de 1.800 a 8.000 por milímetro cúbico de sangue. Isso costuma representar de 40% a 80% da contagem de glóbulos brancos no sangue, grupo também formado pelos eosinófilos e basófilos. Essas informações são obtidas a partir de um exame de sangue solicitado pelo seu médico.
Qual a causa da neutrofilia?
Vale lembrar que a neutrofilia (aumento do número de neutrófilos) não é um problema por si só, mas é um sinal de que algum processo está ocorrendo no organismo e a causa deve ser investigada.