A neoplasia intra-epitelial prostática (PIN) é uma lesão não-invasiva da próstata que apresenta anormalidades genéticas, perda de controle das funções celulares e características fenotípicas do câncer invasivo.
Comentário: A NIP (ou do Inglês PIN, prostatic intraepithelial neoplasia) é considerada lesão pré-neoplásica. O diagnóstico baseia-se no encontro de células secretoras atípicas caracterizadas por núcleos volumosos e nucléolos evidentes. Não há, entretanto, desarranjo arquitetural e as células basais estão presentes.
O que significa se o laudo também menciona neoplasia intraepitelial prostática de alto grau ou PIN de alto grau? Neoplasia intraepitelial prostática de alto grau ou PIN de alto grau é um pré-câncer de próstata. Não é importante em alguém que já tem câncer.
Neoplasia intraepitelial prostática. Existem alterações na forma como as células da próstata são vistas sob o microscópio, mas as células anormais não parecem ter se desenvolvido em outras partes da próstata, como aconteceria com as células cancerígenas.
Neoplasia prostática clinicamente significante foi definida na histologia como escore de Gleason ≥ 7 (incluindo 3+4 com proeminente, mas não predominante, componente Gleason 4) e/ou volume ≥ 0.5 mL e/ou extensão extraprostática.
A maioria dos adenocarcinomas prostáticos é de origem acinar e exibe glândulas de tamanho pequeno a médio, que não possuem organização e infiltram o estroma.