Além das toras, apanhe ramos, capins, cascas de árvores, madeira podre e folhas que ajudarão a fazer o fogo pegar. Escolha, entre esses materiais, alguns galhos mais finos que o seu dedo mindinho e outros com a espessura do seu dedo polegar. Deixe pedaços de madeira maiores prontos para adicionar à chama inicial.
Utilize pequenas folhas e galhos secos como combustível para o fogo; Quando conseguir fazer o fogo, adicione troncos maiores para manter a fogueira acesa por mais tempo. Atente-se para cercá-la com pedras – protegendo a vegetação – e de apagá-la ao deixar o local.
Arrume a madeira, galhos e gravetos empé, como uma pirâmide, e coloque as folhas por baixo. Incendeie a madeira. Qualquer coisa para acender, como isqueiros, irão servir, e comece as folhas por baixo.
Para se fazer fogo precisa-se de calor, combustível, e comburente, que é o chamado triângulo do fogo. No mato o principal combustível é a madeira e mato seco. Busque madeira seca de diversos tamanhos, os menores para o começo da fogueira e os grandes você coloca depois, para ficar queimando por um longo tempo.
Como Acender a Fogueira Abane as entradas para que o fogo se alastre ao máximo. Os gravetos menores incendeiam com maior facilidade e ajudarão os mais grossos a queimarem. Conforme a madeira é consumida, coloque novos pedaços a tempo de começarem a pegar fogo antes que o mesmo baixe nos demais troncos.
Preparar comida em cima de uma fogueira dá uma experiência a mais para uma noite dessas.
Deposite a madeira que acabou de ser cortada em uma área seca para que possa ficar sem uso por cerca de 12 meses. A madeira temperada perde umidade e permite que a fogueira queime melhor e com menos fumaça. Se possível, escolha variedades de madeira-de-lei como jatobá, jacarandá ou angelim.
Uma maneira fácil e barata de fazer uma fogueira é usar blocos de concreto ou pisos cimentícios. As peças podem ser empilhadas em diversos formatos para criar uma barreira protetora entre o fogo e o vento.
É o fogo mais básico, e é de longa duração, com calor brando. Consome pouco combustível e não necessário cortar lenha. Junte alguns troncos ou galhos ecos, disponha-os em forma de estrela de modo que todos se encontrem no centro, onde se acende uma pequena fogueira.
No centro da área destinada à fogueira, acomode os gravetos mais finos. Ao redor deles, monte uma pirâmide (ou uma oca, uma inclinação ou uma cruz) com os galhos mais largos, e deixe aberturas laterias: elas serão fundamentais para colocar o fogo nos gravetos mais finos e oxigenar a área, aumentando a combustão.