Entre os processos necessários para criação de um filme estão: criação do roteiro, storyboards com desenhos de todas as cenas para facilitar na preparação do set, planejamento, equipe técnica, elenco, preparação do set, cenários, captação das imagens internas e externas, filmagem, trilha sonora, edição, pós-produção, ...
Fazer um filme de terror requer muitos equipamentos, incluindo câmeras, microfones, luzes e efeitos especiais. Por sorte, esse é um gênero que funciona com equipamentos de baixo orçamento. Filmes como Atividade Paranormal e Bruxa de Blair utilizam equipamentos baratos para criar os melhores sustos.
Em primeiro lugar, pense na encenação. Encenar é visualizar e identificar como as atrizes e os atores irão se posicionar e se movimentar pelo espaço. É um exercício de criatividade e de muito planejamento, pois neste momento é que saberemos onde a câmera vai estar em cada cena e o que iremos mostrar de fato ao público.
Meu colega de universidade, o professor e cineasta João Guilherme Barone, defende a ideia de que há três elementos fundamentais na elaboração de um filme: o roteiro, a produção e a direção.
Pense em uma ideia básica para seu monstro que encaixe-se no impacto que você quer causar. Se você quiser algo passivo porém ameaçador, considere um fantasma. Se você quer algo que massacre e despedace suas vítimas, considere um lobisomem ou algum outro predador monstruoso.
Os filmes de terror são os mais rápidos entre o fim das filmagens e o lançamento do filme nos cinemas, enquanto o que mais demoram são os de fantasia. Falando da duração das gravações, o tempo médio são 106 dias, sendo o mais curto os filmes de terror (81 dias) e os mais longos os filmes de aventura (133 dias).
O passo inicial é transformar a ideia em um argumento. Trata-se de um texto corrido, como uma espécie de redação, descrevendo o que acontece dentro da história. Para um longa-metragem, em geral o argumento tem em torno de dez páginas.
Mas, em linhas gerais, uma equipe funciona com uma média de 3 integrantes, sendo um diretor e dois assistentes. Designamos o diretor de um filme por esta função – Diretor – e os demais, por Diretores Técnicos. O diretor de um filme é responsável pelo resultado final de um conjunto chamado cinema.
Para Field (1982), há três elementos fundamentais do roteiro: cabeçalho da cena (deve conter interior ou exterior, localidade e tempo), descrição visual (somente o que é visto ou ouvido, quando está assistindo ao filme) e diálogos (as falas e pensamentos dos personagens).
Da ideia à estreia. Saiba tudo que envolve a criação de um longa-metragem.