Para iniciar os estudos em álgebra linear, é necessário ter um contato prévio com a geometria analítica, ter noções sobre sistemas de equações lineares, matrizes, determinantes e também sobre vetores. Uma vez habituado com estes temas, é possível aprender conteúdos mais aprofundados em álgebra linear.
Álgebra Linear é um ramo da matemática que lida com equações lineares e funções lineares que são representadas através de matrizes e vetores. Em palavras mais simples, Álgebra Linear ajuda você a entender termos geométricos como planos em dimensões mais altas e realizar operações matemáticas nesses planos.
O que é álgebra? Trata-se do ramo da Matemática que testa e comprova as operações básicas e as relações entre conjuntos numéricos. Álgebra é o ramo da Matemática que generaliza a aritmética. Isso significa que os conceitos e operações provenientes da aritmética (adição, subtração, multiplicação, divisão etc.)
Para mostrar que T é uma transformação linear, basta mostrar que T(v1+αv2) = T(v1)+αT(v2), para todo v1,v2 ∈ V e α ∈ R. De fato, temos que: T(v1 + αv2) = eV = eV + eV = eV + αeV = T(v1) + αT(v2) O que mostra que a aplicação é uma transformação linear de V em V .
A álgebra se destaca no ensino da Geometria, pois podemos usar de fórmulas para cálculos variados de área e volume, de acordo com as formas geométricas existentes.
A Geometria Analítica usa os conceitos de álgebra linear para solucionar problemas sobre figuras que estão em um plano cartesiano por exemplo. Os conceitos podem ser aplicados no estudo de coordenadas polares, de coordenadas esféricas e em matrizes e tensores para explicar a teoria da relatividade geral.
Geometria analítica é parte da Matemática que relaciona a geometria à álgebra e estuda os resultados dessa relação. A Geometria Analítica estabelece conexões entre geometria e álgebra, de modo que os conceitos da geometria são analisados por meio de processos algébricos.