E por isso, se quisermos formar leitores, faz-se necessário dedicar espaço nas aulas para a prática da leitura individual, em atividades que deem sentido às leituras escolares, promovendo o estudo e a análise das obras lidas, ajudando os alunos a estabelecer relações com seu contexto de produção e com outros livros, ...
O leitor ativo está consciente da sua própria compreensão. A leitura para esse leitor é um processo contínuo de elaboração de inferências, durante o qual este avalia a validade e a significação dos textos em relação a sua experiência, seus conhecimentos prévios (SOLÉ, 1998).
fora da ficção, a formação de leitores proficientes no brasil enfrenta desafios como a falta de estímulo à leitura e a negligência estatal para com a qualidade da educação pública. dessa forma, torna-se indispensável o debate acerca dessa problemática.
A escola exerce um papel importante na formação de leitores, sendo assim, cabe a elaformar leitores por toda a vida e dessa maneira, torna- se essencial fornecer boas condições de trabalho para o desenvolvimento da leitura, alémda atuação do professor nesse processo.
A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil indica a falta de domínio da habilidade de leitura como um dos principais desafios para a formação de leitores. "Não ter paciência para ler" e "ler muito devagar" estão entre as principais dificuldades apontadas, citadas por 24% e 20% dos entrevistados, respectivamente.
As formas de identificar o perfil do leitor Sugira um autor, por exemplo, e observe quais serão as escolhas das obras. Proponha posteriormente um resumo sobre o livro lido. Outro método, mais mecânico e objetivo, é a pesquisa.
Estude muito a linha do tempo da Bíblia, os conjuntos de livros, a sucessão dos eventos, conheça as pessoas, os lugares, os nomes de moedas, medidas, os termos mais arcaicos. Toda boa leitura exige que você conheça na verdade aquilo que está abordando. Treine a leitura da palavra para si, em voz alta e projetada.
Durante a leitura, a compreensão, o poder de síntese, o conhecimento, o desenvolvimento intelectual é aprimorado, e a cada leitura o conhecimento é expandido. Ou seja, o hábito de ler gera um poder de conhecimento muito grande para o leitor. Pela leitura, é possível viver experiências de vida, conhecer culturas.
Percebemos, no decorrer das questões levantadas, que para tornar nossos alunos verdadeiros leitores: o trabalho apenas com a ideia de converter letras em som é insuficiente, assim como utilizar o texto como pretexto para outras práticas.
Trata-se de uma proposta aberta, mas com objetivos concretos, para que você se sinta motivado a estabelecer um bom hábito de leitura e escrita no próximo ano. Mas não somente para 2021, mas para todos os demais anos, com os desejos que você siga desfrutando um bom ritmo de leitura.