Geralmente, na Umbanda, a criança que nasce em uma família umbandista recebe o nome do seu protetor ou protetora em uma cerimônia celebrada pela mãe ou pai de santo do terreiro, durante uma sessão ou gira para pretos-velhos ou caboclos.
A ekedi considera que é importante haver pessoas conhecidas que assumam seguir o candomblé, e que falem sobre o tema. "Toda representatividade é importante, quando alguém usa a mídia em favor de um grupo minoritário, comunidade, é muito bem-vindo.
Entidades da umbanda Já as entidades são espíritos desencarnados de ancestrais que podem ser incorporados por médiuns durante os cultos nos terreiros de umbanda. Essas entidades, que cumprem funções ligadas à cura e ao aconselhamento, podem ser descritas como tipos populares pertencentes à realidade social brasileira.
Oxóssi – Oke Arô -"Salve o grande Caçador!" Oxóssi é um orixá que representa o conhecimento e as florestas. Por esta razão, ele também é conhecido como o orixá da caça, da fartura e do sustento. ...
caso, a pessoa é identificada como um abiaxé, aquele que já nasceu feito.
Nogueira explica que a Ekedi é escolhida por uma ancestralidade, durante uma festa pública aos orixás ou em rituais internos. "Dizemos, inclusive, que elas são apontadas", explica.
Caso você queira saber realmente qual é o seu Orixá, é preciso conversar com um Pai ou Mãe de Santo. Através do jogo de Búzios eles irão encontrar o seu Orixá de cabeça. Procure um terreiro de sua confiança, participe da comunidade e desenvolva seu caminho espiritual.
São eles: Oxalá, Oxum, Oxóssi, Xangô, Ogum, Obaluaiê, Yemanjá, Oyá, Oxumaré, Obá, Egunitá, Yansã, Nanã e Omolu.
Entidade espiritual é qualquer forma de espírito – substância incorpórea e consciente de si mesma. É uma entidade sobrenatural como os anjos e demônios, como também os entes imaginários, como os duendes. ... As entidades são representadas por Pretos Velhos, Exus, Pomba Gira, crianças etc.