O Catecismo, no número 782, diz: "nascer do alto significa ser membro deste corpo não por nascimento físico, mas pelo 'nascimento de cima", da 'água e do Espírito', isto é, pela fé em Cristo e o Batismo".
Um novo nascimento (também chamado de regeneração) é uma expressão utilizada principalmente pelas Igrejas Evangélicas para se referir à salvação ou conversão. O termo é utilizado de formas diferentes pelas denominações cristãs.
Nicodemos foi um fariseu, membro do Sinédrio, mestre da Lei, que, segundo o Evangelho de João, mostrou-se favorável a Jesus. ... ... O livro apócrifo Evangelho de Nicodemos, foi provavelmente produzido entre os séculos II a V, e é, em grande parte, uma narrativa dos atos de Pilatos.
Mais por Catherine Scheraldi de Núñez. Estas são as conhecidas palavras de Jesus a Nicodemos em João 3.5. ... Uma dessas interpretações é que o termo "nascer da água" se refere ao parto natural, e a alusão ao nascimento do Espírito nos fala da necessidade de um novo nascimento em Cristo.
Nicodemos foi um fariseu, membro do Sinédrio, mestre da Lei, que, segundo o Evangelho de João, mostrou-se favorável a Jesus. ... O livro apócrifo Evangelho de Nicodemos, foi provavelmente produzido entre os séculos II a V, e é, em grande parte, uma narrativa dos atos de Pilatos.
No entanto, Jesus estava falando de um nascer de novo do Espírito, que para ver o Reino de Deus era preciso mudar o rumo da sua vida, aceitando a salvação que é dada ao ser humano através da aceitação do Seu sacrifício e seus ensinamentos.