As energias não renováveis são aquelas que dependem de processos em escala de tempo geológica para se tornarem disponíveis. Isso significa que, caso sejam esgotadas, demorarão muito tempo para se formarem novamente. Petróleo, carvão mineral e gás natural são os principais exemplos de fontes de energia não renováveis.
Exemplos de recursos naturais não renováveis
São exemplos de fontes não renováveis de energia: petróleo, carvão mineral, gás natural e nuclear.
São chamadas de não renováveis todas as fontes de energia presentes na natureza em quantidade limitada, ou seja, não podem ser renovadas se acabarem. Esses recursos não podem ser renovados pois sua recomposição na natureza ocorre de forma extremamente lenta.
A maior parte das fontes não renováveis é produzida a partir da queima de substâncias, o que resulta na emissão de gases tóxicos ao meio ambiente. Além de prejudicarem diretamente o ecossistema do planeta, estes gases também interferem na camada de ozônio, causando o chamado efeito estufa.
Os recursos naturais não renováveis, como o próprio nome nos diz, não são capazes de se renovar. Quando têm essa capacidade, demoram muito tempo para realizá-la, podendo levar milhares de anos. Dentro desse campo, observamos o petróleo que, apesar de se formar durante um longo período geológico, é rapidamente extraído.
Os recursos naturais não renováveis abrangem todos os elementos que são usados nas atividades antrópicas, e que não têm capacidade de renovação. Com esse aspecto temos: o alumínio, o ferro, o petróleo, o ouro, o estanho, o níquel e muitos outros.
As principais energias renováveis são a energia solar, energia eólica e energia hídrica, enquanto as energias não renováveis mais utilizadas são o petróleo, carvão mineral e o gás natural.
A principal desvantagem é o fato de não serem renováveis. Um dia as reservas destas fontes vão acabar e, caso o ser humano não invista o necessário em fontes renováveis (eólica, hidrelétrica, solar entre outras), poderemos sofrer falta de energia no futuro.