Recomenda-se que seja enviada uma amostra e o laudo do familiar diagnosticado como portador da mutação patogênica, ou seja, aquela pessoa da família que possui comprovadamente variação no código genético do gene em questão. O exame pode ser feito através da coleta de sangue ou saliva, de onde o DNA é extraído.
Por garantir variabilidade genética, ou seja, garantir que indivíduos apresentem DNA diferentes, as mutações são consideradas um ponto importante para o processo de evolução dos seres vivos. ... É por meio delas que características adaptativas importantes surgem, o que garante a seleção de espécies mais adaptadas.
Existem apenas alguns raros casos que são herdados, tal como o retinoblastoma, um tipo de câncer de olho que ocorre em crianças.
Mutação é uma mudança na sequência de DNA ou RNA, que pode ser benéfica, maléfica ou neutra. Os vírus sofrem mutações à medida que se replicam, processo que requer cópia da informação genética. Nesse processo, podem ocorrer mutações no material genético.
As mutações podem ocorrer de forma espontânea ou de forma induzida. De forma espontânea, ocorre devido a erros na replicação do DNA. E de forma induzida, quando o organismo é exposto a um agente mutagênico, como a radiação. As mutações podem ocorrer em células somáticas ou germinativas.
Estas mutações devem-se a alterações na expressão do DNA. Algumas regiões do DNA têm como principal função regular a expressão dos genes – são zonas reguladoras, que determinam quais as regiões do DNA que estão silenciadas, e quais as que estão a ser expressas em cada momento.
As mutações podem ser divididas em duas categorias principais: Alterações cromossômicas: que afetam o número ou a estrutura de cromossomos da célula; Alterações gênicas: mutações que ocorrem na sequência do DNA.
As mutações podem ser definidas como mudanças que ocorrem no material genético (DNA) dos organismos vivos. Essas mudanças constituem uma importante fonte de variabilidade genética, sendo muitas vezes responsáveis pelo surgimento de novas espécies.
O câncer é uma doença genética, ou seja, é causado por alterações nos genes - porções da molécula de DNA que controlam o funcionamento de nossas células, especialmente como elas crescem e se dividem.
Equipe Oncoguia Todo câncer é causado por uma alteração nos genes e isto não significa que seja hereditário, mas apenas que esta alteração causou uma sequência de eventos nas células de um órgão, que acabou causando o aparecimento de um tumor maligno.