Por município, entende-se o espaço territorial político dentro de um estado ou unidade federativa, é o espaço administrado por uma prefeitura. O município possui a sua zona rural e a zona urbanizada.
Subdivisões de um município Um município pode ter dois tipos de subdivisões. Os bairros delimitam locais dentro do perímetro urbano. Já os distritos podem ser reconhecidos pela prefeitura dependendo de alguns critérios, como a densidade populacional.
O município é uma divisão legalmente realizada de um território. São as várias partes que compõem um mesmo estado. Podemos dizer que todo e qualquer lugar do Brasil, independentemente de seus domínios, está localizado dentro de uma área municipal, que é administrada por uma prefeitura.
O município possui sua fronteira delimitada legalmente e, inclusive, pode apresentar mais de uma cidade em seu interior. Por exemplo, o estado de São Paulo possui ao todo 645 municípios. E quando falamos em um município, estamos tratando de uma extensão territorial, ou seja, estamos falando em área.
Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação.
Um município é definido como sendo uma das subdivisões de um estado, administrado por uma prefeitura e também por um conjunto de vereadores. O município possui sua fronteira delimitada legalmente e, inclusive, pode apresentar mais de uma cidade em seu interior.
Mas, afinal, qual é a diferença entre cidade e município? O município é a área territorial total administrada por uma prefeitura e o conjunto de vereadores. É a divisão de um estado em várias partes, ou seja, em vários municípios. ... Já a cidade nada mais é do que a parte mais urbanizada do município.
1 cidade, localidade, urbanização, povoação, burgo, urbe, povoamento, concelho. Exemplo: Meu município é o mais bonito do Brasil. Órgãos administrativos do poder municipal: 2 prefeitura, câmara, câmara municipal, administração, vereação, edilidade, vereança, comuna.