A conta corrente é uma forma prática de movimentar o dinheiro do dia a dia. Trata-se de uma conta de depósito, geralmente mantida em um banco, que pode ser gratuita ou ter taxas, ser individual ou conjunta, ou até mesmo ter tarifas especiais dependendo da sua idade (Atualizado em setembro de 2019).
A Movimentação Bancária é utilizada para efetuar lançamentos entre contas correntes, aplicações e caixas, sendo conhecida também como "Transferência de Numerários". Sua característica básica é não gerar receitas e despesas para a empresa, controlando somente entradas e saídas de valores entre contas.
Deixar a conta zerada e sem movimentação por 6 (seis) meses pode até ocasionar no encerramento automático por inatividade depois desse período, porém, você corre sérios riscos de contrair uma dívida. A tarifa de manutenção será cobrada por seis meses, caso não tenha saldo na conta ela será paga pelo cheque especial.
Contudo, saiba que o Banco Central considera como conta corrente inativa a não movimentada por mais de seis meses. Isso mesmo! Decorrido o prazo de seis meses sem movimentação da conta corrente o banco deverá notificar o cliente.
Conta corrente permite movimentar o dinheiro de forma fácil. Ela opera como uma conta de depósito, mantida em um banco, podendo ser gratuita ou ter taxas. Ter uma conta corrente facilita muito a vida de quem necessita movimentar dinheiro com frequência.
As transações financeiras podem ser feitas a qualquer momento pelo correntista na caixa eletrônica, posto de atendimento, e Internet Banking. Algum dos serviços essenciais oferecidos pela conta corrente são saques, talão de cheque, extrato mensal, transferência de dinheiro, cartão débito, pagamentos de conta.
Para declarar, é muito simples: no programa da Receita Federal, digite o saldo da conta corrente na ficha de "Bens e Direitos", com o "Código 61", Depósito bancário em conta corrente no País. Também informe o nome e CNPJ do banco, além do número da agência e da conta.
Os serviços mais utilizados pelos correntistas são os seguintes:
Uma conta bancária é considerada inativa quando está sem movimentação por 90 dias. ... Passados seis meses de inatividade, o cliente não paga nenhuma taxa; em compensação, a instituição bancária tem o direito de encerrar a conta.