MOV! Monitor, oxigênio e veia. Nessa história ficou todo mundo automatizado para, frente um paciente com infarto agudo do miocárdio (IAM), já colocar o cateter nasal para suplementar oxigênio.
Caso o paciente não esteja em parada, ele precisa de MOV (todo paciente que se MOVe pede MOV). Essa é uma sigla que engloba: Monitorização cardioscópica (PA, FC, FR, SatO2), Oxigenoterapia e Venóclise.
Assim, o primeiro passo ao se deparar com essa paciente é estabilizar e seguir o mnemônico "MOVE": monitorização, oxímetro de pulso, venóclise e examinar.
Para estabelecer os critérios de gravidade, deve-se coletar de forma rápida a queixa principal, evolução da doença, estado geral do paciente, escala de dor e de nível de consciência, medicações em uso, comorbidades e alergias, além de medir dados vitais importantes, como pressão arterial, temperatura, saturação de O2, ...
MOV – Definição O MOV, considerado um formato de arquivo para o QuickTime, foi criado e desenvolvido pela Apple Inc. em 1998. Ele usa o codec MPEG-4 para compressão e contém diferentes faixas para armazenar filmes e outros arquivos de vídeo. Cada faixa geralmente é codificada com um ou mais tipos de codecs.
Diferenças entre CTI e UTI Normalmente, o CTI não abriga casos especializados em uma patologia específica, mas sim todos os pacientes que precisam de acompanhamento intensivo. Já a UTI é destinada a casos específicos, como a UTI neonatal, UTI cardiológica, UTI para queimados e etc.
O QUE É O ABCDE DO TRAUMA? O XABCDE é um mnemônico que padroniza o atendimento inicial ao paciente politraumatizado e define prioridades na abordagem ao trauma, no sentido de padronizar o atendimento. Ou seja, é uma forma rápida e fácil de memorizar todos os passos que devem ser seguidos com o paciente em politrauma.
1) Abordagem Inicial: A seguir, reavalie o paciente continuamente quanto à necessidade de novo bolus frente à perfusão hemodinâmica. Ressuscitação Inicial (primeiras 6 horas): Comece imediatamente a reanimação em pacientes com hipotensão ou elevação do lactato > 4 mmol/L (não aguardar internação no CTI).
O infarto agudo do miocárdio com supra de ST (IAMCSST) corresponde a uma das principais causas de mortalidade por doença cardiovascular. A grande maioria dos casos é causada por aterotrombose, sendo outras causas menos comuns: vasculites, dissecção coronariana, cocaína, etc.
O MOVE tem como objetivo fazer com que todos os envolvidos com crianças portadoras de disfunções severas tenham maior conhecimento sobre as necessidades destas e saibam qual a melhor forma de lidar com elas no cotidiano5 , 6 , 8 , 16.