A "Morte Rubra" foi uma pestilência fatal que devastava "o país", supostamente, a Itália medieval. A vítima acometida dessa doença apresentava tonturas súbitas, dores agudas e um profuso sangramento pelos poros, e terminava em óbito dentro de trinta minutos.
O que significa 'Morte Rubra', nesse contexto? Uma praga que matava as pessoas do país. 2. Com o avanço da doença, o príncipe refugia-se com amigos sadios e frívolos em uma fortificação.
Retomando suas forças desembainhou o punhal e correu atrás do vulto. Ao se defrontar com a mortalha salpicada de sangue, deu um grito agudo deixando o punhal cair no tapete negro e tombou morto. "E foi então que reconheceram estar ali presente a 'Morte Rubra'. Ali penetrara, como um ladrão noturno.
A Morte Escarlate, segundo o autor, dizimava parte da população de um reino. Diz que ela era horrível e, quem a tocasse, tinha o lado esquerdo do corpo e rosto banhados de sangue, exterminando suas vítimas em 30 minutos. Por isso era temida por todos. ... Todos se alegravam e sorriam, enquanto lá fora era só morte.
Por isso era temida por todos. Ao fim de seis meses, Príncipe Próspero realizou em seu castelo um baile de máscaras para seus amigos. Ele escolheu as mais diversas máscaras, misturando o horrível com o belo, o macabro com o assustador.
Que providências o príncipe Próspero toma para evitar a morte escarlate? Possuía sete salões, cada qual com uma cor diferente e as janelas combinavam com a cor de cada salão, exceto o último salão, cujas paredes e carpetes eram pretos e as janelas vermelhas.
Poe, trás neste conto detalhes que são a sua marca registrada: o clima gótico de horror; o suspense que envolve o leitor; um cenário construído para dar ainda mais enfase ao horror ; e um desfecho surpreendente.