14 Morbidade hospitalar (SUS) por grupos de doenças. Distribuição percentual de internações hospitalares no SUS por grupos de causas selecionadas, em determinado local e período. Indica o peso relativo dos grupos de causas de internação.
MORBIDADE é a variável característica das comunidades de seres vivos, refere-se ao conjunto dos indivíduos que adquirem doenças (ou determinadas doenças) num dado intervalo de tempo em uma determinada população. A morbidade mostra o comportamento das doenças e dos agravos à saúde na população.
Doenças Infecciosas e parasitárias; Doenças Transmissíveis; Doença Contagiosa; Doença Infecto-Contagiosa; Doença Tropical são termos que designam o grupo de doenças causadas por agentes biológicos.
A palavra comorbidade é formada por dois termos que, unidos, explicam o seu significado: "co" (junto, união) e morbidade (conjunto de causas capazes de produzir uma doença). Ou seja, as comorbidades são o conjunto de doenças que uma pessoa apresenta em determinado momento.
Programa para análise local de base de dados do Sinan Net. OTabWin permite que você: importe as tabulações efetuadas na Internet (geradas pelo aplicativo TABNET, desenvolvido pelo DATASUS e utilizado na página Informações de Saúde deste site);
1 morbidez, morbideza. Taxa de incidência de uma doença: 2 morbilidade.
Entre as causas mais prevalentes de morbidade, destacam-se as doenças circulatórias, neoplasias e doenças respiratórias.
No presente estudo, foi estudada a resposta emocional à doença através da morbidade psicológica (ansiedade e depressão). Segundo o modelo, o enfrentamento é influenciado por recursos externos e internos.
DOENÇAS DA AORTA, DOS GRANDES VASOS E FÍSTULAS ARTERIOVENOSAS – Aneurismas, dissecções, hematomas da aorta e demais grandes vasos. ARRITMIAS CARDÍACAS – Arritmias cardíacas com importância clínica e/ou cardiopatia associada (fibrilação e flutter atriais; e outras).