Esse estilo de casa remonta ao período Edo e variam muito em sua aparência de região para região, referindo-se a todas as casas não pertencentes à aristocracia ou à classe samurai, ou seja, geralmente pertenciam a agricultores, artesãos e comerciantes.
Estilo oriental é sinônimo de minimalismo e sofisticação, sem perder o lado simples e funcional dos cômodos. O piso de madeira é um clássico e remete ao oriente, mesas baixas, biombos e futons – colchão típico utilizado em camas japonesas, por exemplo.
Em uma casa japonesa tradicional, não há paredes internas no sentido tradicional. Em vez delas, são utilizadas portas deslizantes leves chamadas "fusumas", feitas de placas de madeira ou de bambu e papel de arroz.
A arte oriental japonesa atravessou diversas fases desde o começo da civilização, conquistando realizações expressivas. De modo geral, essas manifestações ficaram populares pelo uso de cores fortes, e também pela força da arte da gravura, conhecida por seu intimismo, delicadeza e intensidade.
A arquitetura oriental, especialmente da China e do Japão, é fonte inesgotável de inspiração para arquitetos! Confira nosso post e também se inspire!
A escassez de terrenos e o perigo iminente em algumas regiões japonesas, por conta de terremotos, furacões e tsunamis, fazem com que os preços sejam altos e que cada espacinho de terra seja extremamente valioso no país asiático. Por conta disso, as micro casas se tornaram tão comuns no país.
Na arquitetura e no design, o estilo oriental, principalmente o japonês, tem admiradores no mundo todo. Entre as principais características dele, estão a simplicidade, o minimalismo e a funcionalidade, que são inspiradas na cultura milenar daquela região.
Ambientes Decorados no Estilo Oriental e Japonês
A decoração oriental, em especial a japonesa, valoriza os cômodos abertos, normalmente conectados pelos painéis de Shoji. Eles são portas de papel de arroz e bambu (substituído por outras madeiras, em alguns casos) que fazem as vezes de parede em muitas casas japonesas.
Veja ideias que unem modernidade e tradição para incorporar elementos da casa japonesa: