Mora quer dizer atraso e é também conhecida como multa moratória. Segundo o código de defesa do consumidor, esse tipo de multa prevê que um percentual seja retido pelo banco ou operadora de cartão de crédito por parcela atrasada.
Fui pesquisar sobre e vi que o mora cred é uma multa que é cobrada sobre parcela atrasada, vi também que o banco só pode cobrar no máximo 1% sobre o valor da parcela, para cobrar esse valor, eu teria que ter mais de 17,000 reais em faturas atrazadas. ... Além disso uma fatura no valor de 229,02 que não reconheço.
A mora é basicamente uma compensação por atrasos no pagamento. ... Já os juros moratórios, como no caso de empréstimos, consistem em uma indenização que compensa o retardamento do pagamento. Juros moratórios convencionais são cobrados quando as partes estipulam a taxa de juros moratórios de até 12% ao ano e 1% ao mês.
O juros de mora é cobrado quando o pagamento é feito após sua data de vencimento. Pela lei, a taxa de juros de mora é limitada em 1% do valor da dívida ao mês. Quando o atraso é menor do que 30 dias, é cobrado 0,0333% por dia de atraso.
Para fixar a diferença entre multa e mora, convém lembrar que multa é um percentual fixo, cobrado uma única vez sobre a parcela atrasada. Já a mora é uma taxa de juros que cresce a cada dia de atraso.
Conforme dispõe o artigo 394, do Código Civil, "considera-se em mora o devedor que não efetuar o pagamento e o credor que não quiser recebê-lo no tempo, lugar e forma que a lei ou a convenção estabelecer".
1) juros remuneratórios às mesmas taxas previstas à época da contratação de cada operação, incidentes sobre o valor da dívida; a. 2) juros moratórios à taxa de 1% (um por cento) ao mês, ou fração, incidente sobre o valor da dívida acrescido dos juros remuneratórios previstos na letra "a.
O crédito pessoal é uma forma de empréstimo destinada para Pessoa Física. Com isso, nesta modalidade de crédito, o consumidor pede o empréstimo sem necessidade de oferecer garantia ou de alienar um bem que está comprando. As taxas de CET variam de acordo com a instituição financeira e a análise de crédito.
A taxa de juros do cartão de crédito rotativo para o chamado cliente regular, que paga o mínimo de 15% da fatura dentro do prazo regular, variou de 295,1% ao ano em fevereiro para 306,2% em março.