Uma das metonímias mais comuns é quando usamos a parte de uma coisa para fazer referência a ela de forma completa. ... Por exemplo: Depois de me formar, quero ter meu próprio teto. Neste caso, o termo teto", que é uma parte de uma casa, é utilizada no lugar da palavra "casa".
Metonímia é a substituição de uma palavra por outra, quando entre ambas existe uma relação de proximidade de sentidos que permite essa troca. Ex.: O estádio aplaudiu o jogador. ... A substituição de uma palavra por outra se realiza principalmente destes modos: O autor pela obra: ler Machado de Assis.
A metonímia é uma figura de palavra que consiste na utilização de uma palavra no lugar de outra, com a qual se relaciona.
A metonímia é uma figura de linguagem que consiste no emprego de uma palavra por outra, mantendo uma relação de proximidade com o referente da palavra substituída. A metonímia é uma figura de linguagem que consiste na utilização de uma palavra no lugar de outra com a qual haja uma relação de sentido.
Tipos de metonímia
Metonímia é uma figura de linguagem ou de palavra que consiste na substituição de uma palavra ou expressão por outra, havendo entre elas algum tipo de ligação. Desse modo, é possível apontar a metonímia nas seguintes frases: O fazendeiro precisava de muitos braços para o trabalho daquela semana.
A aliteração é uma figura de linguagem que consiste na repetição de fonemas consonantais. Observe os exemplos abaixo: "A brisa do Brasil beija a balança." Note a repetição do fonema /b/.