Método de análise quantitativa que se baseia na comparação da cor produzida por uma reação química com uma cor padrão. ... É o método mais usado em análises laboratoriais de bioquímica clínica. IV) Cinético. Geralmente utilizado em reações em que o analito é uma enzima.
Cinético-UV. Reagentes para determinação quantitativa da uréia no soro, plasma e urina. Somente para uso diagnóstico in vitro. A uréia é hidrolisada pela urease a íons amônia e CO2 .
A sua determinação é bastante específica para o diagnóstico do infarto do miocárdio. No infarto agudo do miocárdio, a CK total começa a elevar-se 6 horas após ocorrência do infarto, atingindo um valor máximo em 12 - 24 horas permanecendo alterada até 72 horas, caso não ocorra um novo infarto nesse período.
Método UV otimizado (IFCC) para a determinação de aspartato aminotransferase (GOT/AST) em soro ou plasma. A aspartato aminotransferase é uma enzima bilocular (citoplasmática e mitocondrial) am- plamente difundida no organismo. ... Qualquer alteração de estes tecidos produzem aumento nos níveis de AST circulante.
Depois, vieram os ensaios por quimioluminescência, um tipo de reação química que gera energia luminosa e que pode ser medida. Foi o primeiro método capaz de dosar hormônios que circulam no sangue em concentrações muito baixas e é o mais utilizado atualmente, junto com o imunoensaio.
A quimioluminescência é a emissão de luz (luminescência) em consequência de uma reação química. Um exemplo de reação deste tipo é a que ocorre entre o luminol e o peróxido de hidrogênio. Essa emissão pode ocorrer em materiais nos estados sólido, líquido e gasoso.
Cinético-Colorimétrico. Reagentes para a determinação da atividade enzimática da colinesterase (pseudocolinesterase ou colinesterase II) em amostras de soro ou plasma por espectrofotometria colorimétrica. Somente para uso diagnóstico in vitro.
MÉTODO Enzimático-Colorimétrico (Trinder). FINALIDADE Reagentes para determinação quantitativa da glicose no sangue, líquor e líquidos ascítico, pleural e sinovial. ... Após uma refeição rica em carboidratos, a glicose que é absorvida para o sangue causa uma rápida secreção de insulina.
Cinético-Colorimétrico. Reagentes para determinação quantitativa da creatinina no soro, plasma, urina e líquido amniótico. Somente para uso diagnóstico in vitro. A creatinina e os interferentes presentes na amostra reagem com o picrato em meio alcalino originando um complexo colorido.
Reação Colorimétrica: Reação Colorimétrica é aquela em que o produto formado tem uma cor e a intensidade da cor é medida na faixa visível do espectro (3 nm).