Metalinguagem é uma das funções da linguagem identificada pelo linguista Roman Jakobson, para os elementos da comunicação. De acordo com o modelo de Jakobson, a comunicação tem seis elementos: emissor, receptor, mensagem, referente, código e canal.
a) É um soneto metalinguístico, pois nele o poeta trata do próprio ato de escrever poemas. Há uma preocupação excessiva com a forma e, para alcançar a perfeição, o poeta trabalha, e teima, e lima, e sofre, e sua, conforme o último verso do primeiro quarteto do soneto.
substantivo masculino Figura de linguagem em que palavras de sentidos opostos são combinadas de modo a parecerem contraditórias, mas que reforçam a expressão: gentileza cruel; belo horroroso; música silenciosa. Etimologia (origem da palavra oximoro). Do grego oxymoron.
A Metalinguagem é a linguagem que descreve sobre ela mesma. Ou seja, ela utiliza o próprio código para explicá-lo. ... Quando perguntamos o significado de determinada palavra estamos usando a função metalinguística.
A Metalinguagem é a linguagem que descreve sobre ela mesma. Ou seja, ela utiliza o próprio código para explicá-lo. ... Quando perguntamos o significado de determinada palavra estamos usando a função metalinguística. Além disso, ela é usada no cinema, nas artes visuais, na literatura, na publicidade, etc.
Metalinguagem consiste num tipo de linguagem que se refere diretamente a própria linguagem usada na comunicação. O dicionário é um exemplo de metalinguagem, pois tem o propósito de descrever e falar sobre os códigos que compõem a linguagem em si.
A Função Metalinguística está presente no discurso que utiliza o código para explicar o próprio código. O que melhor define e caracteriza essa função é o uso da metalinguagem. Ela pode ser encontrada num vídeo que tenha como tema filmes, uma música ou um poema que fale sobre música ou poema, respectivamente.