A zumba emagrece mais que musculação? A cada aula de uma hora, você pode queimar cerca de 1.000 calorias enquanto que com a musculação a perda média é de 500 calorias por hora (claro que dependendo do treino esse gasto calórico pode variar para mais ou menos).
O Zumba tem queima de calorias maior que a caminhada. Soma-se a isso a complexidade da dança. Dessa forma, além de perder calorias, é possível tonificar músculos e ganhar massa popular.
Para alcançar bons resultados. O número de aulas de Zumba a ser realizado na semana é ilimitado, ou seja, a aluna pode fazer todos os dias, se assim desejar. "Se a pessoa for realizar somente a Zumba, recomendamos uma frequência mínima de três vezes na semana", explica a professora Caroline.
No topo da lista está a corrida, com os melhores resultados na perda de peso, seguido por alpinismo (escalada), caminhada, práticas longas de ioga, e alguns tipos de dança de salão, como foxtrote e valsa.
A aula de zumba, é uma atividade física aeróbica, que visa o emagrecimento, pois em apenas uma aula de 45 minutos, é possível eliminar até 700 calorias. Já a musculação. Também auxilia no emagrecimento, mas o seu foco é no fortalecimento dos músculos, e na definição muscular.
Enquanto que os exercícios aeróbicos como caminhar ou correr, queimam mais calorias num curto espaço de tempo e melhoram o condicionamento cardiorrespiratório, os exercícios anaeróbicos como a musculação aumentam a massa muscular, gastam mais energia e melhoram o contorno do corpo.
"É necessário fazer aquecimento antes de iniciar a aula de dança como em qualquer outra atividade física e se alongar após o término. Usar tênis, roupas confortáveis e hidratar-se são medidas valiosas para o desempenho da atividade. Consumir carboidratos antes de dançar também é primordial", sugere Barros.
Queima de gordura: sim, é possível emagrecer dançando! Precipuamente, em todos os ritmos de dança, é possível ter uma queima de 4 a 6 calorias por minuto.