Utilização de aparelhos mecânicos para tratamento, em especial de afeções musculares ou articulares.
A Mecanoterapia realiza o trabalho muscular com carga, utilizando aparelhos mecânicos e tem como objetivos aumentar ou melhorar a condição física e a resistência muscular localizada.
Alguns aparelhos são mais utilizados pelos fisioterapeutas, como por exemplo, a balança, o flexímetro, dinamômetro de pressão, o adipômetro. Confira outros equipamentos utilizados em tratamentos de fisioterapia logo abaixo: - TENS (Estimulação Nervosa Elétrica Transcutânea), muito utilizado para aliviar dores.
Foram estudados seis recursos mecanoterapêuticos disponíveis na Clinica Escola de Fisioterapia da UESB, utilizados para incremento de exercícios de mobilidade, sendo eles: os bastões, espaldar, prostrech, panturrilha relax, escada de dedos e plataforma de inversão e eversão.
Explicação: Os aparelhos facilitadores são aqueles que ajudam na execução dos movimentos e não oferecem resistência para a realização. Os aparelhos que oferecem resistência são aqueles que resistem à execução dos movimentos ao mesmo tempo que oferecem um guia de movimentação.
A hidrocinesioterapia, de acordo com Mazarini e Bellenzani (1986), é a aplicação da água para fins terapêuticos, utilizando-se das propriedades físicas como agentes da terapia.
Porém, como em todos os tratamentos, a mecanoterapia também tem algumas contraindicações, como: pacientes com processos inflamatórios, seja na musculatura ou na articulação, ou com áreas edemaciadas (já que os exercícios provocarão aumento desse edema, do calor e, claro, uma piora da lesão);
O Rolo e Rotor de Punho Carci é indicado nas lesões dos músculos: bíceps, supinador, pronador redondo e pronador quadrado, lesões dos músculos rotadores internos e externos do ombro. Também recomendado para exercícios de prono-supinação e flexo-extensão de punhos, com total facilidade e segurança na sua utilização.
6 aparelhos para montar uma clínica de fisioterapia