MATRÍCULA - Em forma de certidão, é uma cópia do registro imobiliário do imóvel, nela consta a localização e real descrição do bem, seu registro anterior e data de abertura. Cada matricula detém um número específico para identificação, é o ato cartorário que individualiza o imóvel.
Matrícula de imóvel é um dos documentos mais importantes no processo de análise de compra do bem. É este documento que atesta a existência do imóvel e possui as informações mais importantes e relevantes sobre ele.
Maior ainda se incluirmos os termos: Matrícula, Registro e Averbação nas negociações imobiliárias. ... O Registro de Imóveis é um documento que fica arquivado no Cartório de Registro de Imóveis, e a Averbação é uma anotação de alguma alteração ocorrida, seja em relação ao imóvel ou seu proprietário.
O princípio de toda organização da vida escolar tem início na Matrícula, que é o ato que vincula o aluno à Instituição de Ensino, conferindo-lhe a condição de aluno. Para que uma instituição de ensino possa realizar matrículas, é necessário que os Atos Oficiais do Estabelecimento e do curso ofertado estejam válidos.
Os alunos ou os responsáveis precisam apresentar, obrigatoriamente, a certidão de nascimento ou documento equivalente (certificado de reservista, certidão de casamento, etc) e declaração ou histórico escolar, confirmando a série em que o aluno está habilitado a cursar.
Este documento apresenta as atividades que as Unidades Escolares devem realizar no Sistema de Gestão Escolar – SGE, após a execução do planejamento de alunos pela SUPEC/DIROE/Coordenação de Matrícula.
De maneira simplificada, podemos dizer que a matrícula é o documento que confirma a regularidade do imóvel e deve ser apresentada em uma negociação de compra e venda, enquanto o registro é o que vai passar a titularidade da propriedade para o novo dono.