Cálculo da margem líquida Para encontrar a margem líquida, basta dividir o lucro líquido de um negócio por sua receita líquida. Após isso, é indicado multiplicar o valor por 100 e obter o resultado da margem líquida em valores percentuais.
A Margem líquida é a porcentagem do lucro líquido obtido pela empresa em relação à receita total, sendo um indicador percentual que demonstra qual é o lucro líquido para cada unidade de venda da empresa.
O cálculo é quase igual: Margem líquida = Lucro líquido após os impostos / Receita total x 100.
Importância da margem líquida nas empresas Evidentemente, quanto maior a margem líquida da empresa, maior é sua capacidade de gerar lucros e retorno aos seus investidores. Além disso, um bom resultado desse indicador revela uma posição de vantagem competitiva do negócio.
De forma básica, a margem de lucro é um indicador financeiro muito utilizado para avaliar a saúde financeira da empresa. Ele se trata do percentual obtido da relação entre o lucro bruto e a receita total. Em outras palavras, ela é a porcentagem do preço de um produto ou serviço que corresponde ao lucro do negócio.
A margem de lucro bruta representa o percentual do faturamento que é lucro bruto enquanto a margem líquida representa o percentual do faturamento que é lucro líquido.
A Margem Bruta é um indicador da análise fundamentalista que mostra o percentual de lucratividade de uma empresa, após ela ter pago todos os custos dos produtos ou mercadorias. ... Isso porque a Margem Bruta permite comparar companhias para descobrir quais são as empresas mais lucrativas e com alta margem em suas vendas.
A margem líquida nada mais é do que a porcentagem de lucro líquido que uma determinada empresa possui em relação a sua receita total. Com o resultado dessa pequena divisão, você terá em mãos a margem líquida de uma empresa.
Como calcular a margem de lucro?
De acordo com os especialistas, as empresas de serviço devem trabalhar com uma margem líquida ideal a partir de 20%, enquanto para as indústrias esse valor é de apenas 8%.