Relaxamento: em caso de ilegalidade no procedimento de prisão. ... Revogação: quando os requisitos legais para a decretação da prisão não estão mais presentes. Prevista no artigo 316 do CPP.
Todavia, se o magistrado já expediu o mandado de prisão ou o alvará de soltura, somente é possível revogá-lo. O caminho a ser seguido é o mesmo, ou seja, menu Movimentação>Prisão e Alvará>Cancelar/Revogar.
O Contramandado de Prisão será utilizado somente antes do mandado de prisão ser cumprido, ou seja, quando ainda estiver com a situação "Aguardando Cumprimento". O cancelamento (revogação) de mandados emitidos no BNMP 1.0 será realizado por meio do menu Mandados → Cancelamento...
O Contramandado de prisão é um documento que, a partir do BNMP 2.0, deve ser emitido com objetivo de cancelar um mandado de prisão. Esse documento é emitido somente para mandados que estão aguardando cumprimento.
O mandado de prisão autoriza a privação da liberdade de uma pessoa, mediante ordem do juiz competente ou da autoridade de polícia judiciária militar competente, neste caso quando se tratar de transgressão militar – somente para as Forças ArmadasA Lei n.
Após a reforma da Lei 11.719 /08 tal prazo foi ampliado, alcançando ao menos 115 dias, podendo ser maior segundo a corrente doutrinária adotada, ainda sem contar o tempo em cartório, as diligências e outros incidentes eventualmente necessários.
Impossível ao cidadão que não tenha acesso restrito saber com exatidão se existe mandado de prisão expedido, apesar da maioria constar no sistema. Para tanto, a análise em questão pode ser feita através do site http://www.cnj.jus.br/bnmp, do CNJ.
2 Contramandado O mandado de prisão/internação poderá ser utilizado somente quando o mandado estiver com as situações "aguardando cumprimento", "cumprido ato negativo" e "devolvido sem cumprimento". Na tela de emissão de expedientes, informar a categoria, um dos modelos supramencionados e o número de processo.