O maior e mais concorrido processo seletivo do Brasil distribui vagas em universidades públicas por todo o país. Aqui a nota de corte média que garante acesso à maioria dos cursos é de 680 pontos. As mais baixas ficam na casa dos 600 pontos, enquanto as mais altas (para Medicina) podem ultrapassar 800 pontos.
O sistema coloca em ordem de preferência, da maior para a menor nota entre os competidores de cada categoria (Ampla Concorrência ou Cotas). Por exemplo, se o curso tem 40 vagas, as 40 primeiras da lista (as maiores) ficam dentro das Notas de Corte do Sisu.
A nota de corte do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é média no Enem do último candidato classificado dentro do limite de vagas oferecidas em determinado curso. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a nota de corte é uma referência para auxiliar o estudante no monitoramento de sua inscrição.
Notas de Corte nas alturas para os 10 cursos de graduação mais procurados pelos candidatos no Prouni, no Fies e no Sisu. Medicina, Engenharias, Física e o curso de Economia bateram todos os recordes e ficaram entre as maiores Notas de Corte do Enem.
Engenharia Aeronáutica Isoladamente o curso com a maior nota de corte é o de Engenharia Aeronáutica, da USP, com 857,84 pontos de Nota de Corte no SISU.
A nota de corte nada mais é do que a menor nota necessária para se conseguir a aprovação em um processo seletivo. No caso dos vestibulares tradicionais, ela serve para determinar os candidatos que foram selecionados para a segunda fase.
Como é calculada a nota de corte no Sisu? A nota é calculada da seguinte forma: caso o candidato deseje um curso que oferece 30 vagas e, no primeiro dia de inscrição, esse mesmo curso já tenha recebido 100 candidatos inscritos, os aprovados são selecionados pela nota, em ordem decrescente.