A luxação acromioclavicular é quando acontece uma lesão na articulação acromioclavicular, localizada entre parte superior do ombro, no acrômio, e na parte lateral da clavícula.
A cirurgia para luxação acromioclavicular é feita com o paciente anestesiado e posicionado em "cadeira de praia". Isto é, a cirurgia é feita com o paciente semissentado. Geralmente, dois tipos de anestesia são necessários: anestesia geral e anestesia regional.
A luxação traumática do joelho é definida como a perda da relação anatômica normal da articulação fêmoro-tibial. É classificada como anterior, posterior, lateral, medial ou mista, de acordo com o desvio da tíbia em relação ao fêmur.
Charles Rockwood descreveu de maneira irretocável a classificação da luxação acromioclavicular (9) ; nela, a lesão do tipo III se caracteriza por apresentar ruptura dos ligamentos acromioclaviculares, deslocamento inferior da articulação acromioclavicular e da cintura escapular, ruptura dos ligamentos ...
A luxação acromioclavicular pode ser classificada em seis subtipos, conforme a gravidade dos ligamentos rompidos. Nos tipos I, II, III e V ocorre uma 'elevação' da clavícula, no tipo IV ocorre uma posteorização da clavícula e no tipo VI ocorre um desvio inferior da clavícula (situação mais rara de ocorrer).
Como é feito o tratamento O tratamento para a clavícula quebrada, geralmente, é feito com a imobilização do braço com uma tipoia imobilizadora, para permitir que a clavícula se mantenha no local correto, acelerando a cicatrização do osso.
Com a cirurgia para fratura na clavícula as taxas de pseudartrose variam entre 2% e 3% com o uso de placas, e de 0% a 10% com hastes intramedulares. Essas são as duas técnicas mais utilizadas na atualidade.
A articulação acromioclavicular fica localizada na região superior do ombro, entre a clavícula e uma proeminência óssea chamada de "acrômio", que compõe a escápula. Em conjunto com ligamentos e tendões, essa articulação é crucial para garantir a mobilidade dos ombros e, consequentemente, de todos os membros superiores.
Dá-se o nome de artrose acrômio-clavicular ao desgaste da articulação que se encontra entre a clavícula e um osso chamado de acrômio. Este desgaste na articulação é mais frequente em atletas, praticantes de musculação e trabalhadores que usam muito os braços, podendo causar dor e dificuldade nos movimentos.