O lúmen (lm) é a unidade de medida para obtenção do fluxo luminoso, que é a quantidade de luz que uma lâmpada pode emitir. Quanto maior for a quantidade de lúmens indicada na embalagem, maior será o fluxo luminoso da lâmpada.
O Watt, também conhecido através da sigla W, diferente do que muitas pessoas pensam, não mede a intensidade da luz emitida pela lâmpada, mas sim a potência de consumo que uma luminária gera para fornecer a luz, ou seja a energia que será gasta quando a mesma estiver ligada.
Em média: Incandescentes produzem 14 lúmens para cada watt consumido; Fluorescentes produzem 50 para cada watt consumido; LED produzem 85 para cada watt consumido.
Tabela de LúmensLúmensIncandescenteLED800 lm80 W8 W1000 lm100 W10 W1200 lm120 W12 W1500 lm150 W15 WMais 1 linha
1. [ Física, Metrologia ] Unidade de medida de fluxo luminoso (símbolo.: lm) equivalente ao fluxo luminoso emitido num ângulo sólido de 1 estereorradiano por uma fonte pontual uniforme, colocada no vértice do ângulo sólido e que tem a intensidade luminosa de 1 candela. Plural: lúmenes ou lumens.
Por exemplo, uma lâmpada LED de 4,9 watts (W) de potência equivale à mesma quantidade de luz de uma lâmpada fluorescente compacta de 10 watts e a de uma incandescente de 35 watts. Por precisarem de menos energia para funcionar, as lâmpadas LED são consideradas mais eficientes.
Lúmen é quantidade de luz medida através de um ponto emissor de luz. Já o Lux trata-se da incidência de luz de um ponto. Por definição 1 lúmen tem a capacidade de iluminar a equivalência de 1 lux em 1 metro quadrado.
Basta dividir a taxa de lúmens indicada na embalagem pela área do ambiente. O resultado encontrado é a iluminância. Por exemplo, para um quarto, considera-se, pela norma, em torno de 150 lx. Se a área for de 5 m², seria necessária uma lâmpada halógena de 45 w ou uma de LED de 10 w, por exemplo, para atingir 750 lm.
Informação AdicionalMarcaLENHAROTensão ElétricaBivoltPotência18 WattsCor da LuzBranco FrioLúmens2300