A locução adjetiva é uma expressão que tem valor de adjetivo (caracterização do substantivo) e é representada por mais de uma palavra. Em geral, ela é formada por PREPOSIÇÃO (e, em, com, sem) + SUBSTANTIVO. Fernanda tem atitudes de criança. A comida estava sem cheiro.
As locuções adjetivas são normalmente formadas por preposição + substantivo ou preposição + advérbio. A locução adjetiva nunca é formada por verbo, nesse caso corresponde a uma oração. Exemplos de frases: O amor de mãe é o mais forte de todos.
Sempre que são necessárias duas ou mais palavras para contar a mesma coisa, tem-se locução. Às vezes, uma preposição + substantivo tem o mesmo valor de um adjetivo: é a Locução Adjetiva (expressão que equivale a um adjetivo.) Por exemplo: aves da noite (aves noturnas), paixão sem freio (paixão desenfreada).
Lista de locuções adjetivas e adjetivos correspondentes
Uma locução é o conjunto de duas ou mais palavras que transmitem um único significado, desempenhando uma única função gramatical.
Já a locução adverbial é o conjunto de duas ou mais palavras que têm o valor de advérbio. Muitas vezes, ela é formada por uma preposição com um substantivo, adjetivo ou advérbio. Por exemplo: O céu escureceu de repente.
Locução Conjuntiva é a denominação ao conjunto de uma ou mais palavras com valor de conjunção na frase. São elas: Contanto que, apesar de, à medida que, a fim de que, à proporção que, quanto mais, uma vez que, de maneira que.
Locução
A seguir, veja exemplos de locuções verbais formadas pelos verbos auxiliares utilizados com frequência em nossa Língua Portuguesa:
Quando dois verbos ou mais aparecem um ao lado do outro em uma sentença, agindo como se fossem apenas um verbo, temos uma locução verbal, que é constituída por um verbo auxiliar flexionado ao lado de um verbo principal.