A saída de líquido branco dos seios pode ser considerada uma situação normal quando a mulher está no início da gestação - às vezes sem nem saber que está grávida - ou então, após o período de amamentação. Isso se deve devido à regulação hormonal oscilante nestes períodos.
As infecções mamárias são geralmente causadas por uma bactéria comum (Staphylococcus aureus) encontrada na pele normal. A bactéria entra através de uma rachadura ou fissura na pele, geralmente no mamilo. A infecção acontece no tecido adiposo da mama e causa inchaço.
O mamilo é um órgão secretor, ou seja, a secreção mamária é natural e acontece com todas as mulheres sem que seja percebida. Os ductos secretam um líquido para retirar as células velhas. Funciona como uma espécie de "autolimpeza".
Produzir leite sem estar gestante pode acontecer. Se não estiver grávida ou amamentando e apresentar galactorreia (secreção mamária de leite), é fundamental que se faça a dosagem do hormônio denominado prolactina. O normal é a mulher ter este hormônio entre 3ng/ml e 23 ng/ml.
O mastologista pode indicar o uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, como o Paracetamol ou o Ibuprofeno, para aliviar a dor e diminuir a inflamação na mama.
A mastite é uma inflamação da mama que provoca sintomas como dor, inchaço ou vermelhidão, podendo ser ou não acompanhada de uma infecção e consequentemente provocar febre e arrepios.
Alterações hormonais podem ser responsáveis pela descarga papilar. Quando mais você aperta, mais estímulo ocorrerá para a produção desta secreção. Sugiro que você procure o seu ginecologia para exame físico. Após realizar o exame físico, ele verá a necessidade de avaliação hormonal e de exames de imagem para a mama.