Limpar o cache do celular é um procedimento útil para liberar a memória do dispositivo, podendo deixá-lo mais rápido e até mesmo corrigir alguns erros ou bugs. Esse tipo de arquivo temporário guarda informações que são acessadas com frequência para que o sistema do telefone encontre esses dados mais rápidos.
A memória cache funciona como uma biblioteca de acesso rápido que existe dentro de computadores e dispositivos móveis. Ela tem o objetivo de guardar dados, informações e processos temporários acessados com frequência e assim agilizar o processo de uso no momento em que são requisitados pelo usuário.
A memória cache é uma pequena quantidade de memória localizada perto do processador. Surgiu quando a memória RAM não estava mais acompanhando o desenvolvimento do processador.
Da perspectiva da CPU, tudo isso é feito transparentemente, de modo que a única diferença entre acessar os dados no cache e na RAM é o tempo de resposta. Em termos de capacidade de armazenamento, o cache é bem menor que a RAM. Consequentemente, nem todo byte da RAM pode ter sua localidade única no cache.
A principal vantagem na utilização de um cache consiste em evitar o acesso ao dispositivo de armazenamento - que pode ser demorado -, armazenando os dados em meios de acesso mais rápidos.
A memoria cache é um tipo de memória ultra rápida que armazena os dados e instruções mais utilizadas pelo processador, permitindo que estas sejam acessadas rapidamente. O cache passou a ser utilizado a partir dos micros 386, quando os processadores começaram a tornar-se mais rápidos que a memória RAM.
Passo 1: selecione as "Configurações" do seu dispositivo e vá em "Meu Dispositivo". Em alguns celulares, ao abrir, as Configurações, o usuário já pode ir diretamente em "Armazenamento". Passo 2: entre em "Armazenamento". Passo 3: toque em "Dados em Cache" ou "Dados Armazenados".
Como verificar o cache do processador. Baixar CHKCPU , um programa gratuito oferecido para usuários do Windows que ajuda a verificar o cache da CPU. Descompacte o arquivo de lote para ver a documentação rápida de sistemas do seu CPU e status. A última linha lê " interno (L1) cache.