Dizemos que um gene está em linkage ou ligação gênica quando ele está em um mesmo cromossomo e não se segrega de forma independente no momento da formação de um gameta.
Genes que estão suficientemente próximos em um cromossomo tendem a "permanecer juntos" e as versões (alelos) desses genes que estão juntas em um cromossomo tenderão a ser herdadas como um par mais frequentemente que separadas. Esse fenômeno é chamado ligação genética.
Esse processo é chamado de ligação gênica. A ligação entre os genes pode ser incompleta, pois durante a prófase 1 da meiose, quando os cromossomos homólogos estão pareados, ocorrem trocas de partes entre as cromátides irmãs, num processo chamado crossing-over ou permutação.
Recombinação gênica, permutação ou crossing-over A recombinação gênica é um processo natural e de grande importância, pois permite o aumento da variabilidade genética dentro da espécie.
Quando as características analisadas são controladas por genes que estão no mesmo cromossomo. Dizemos, então, Ligação Gênica. De acordo com a Segunda Lei de Mendel, dois ou mais pares de genes situados em cromossomos diferentes irão se segregar independentemente durante a meiose na formação dos gametas.
Como reconhecer o linkage Reconhecer o conceito de linkage em um exercício é bem simples: basta identificar a presença de genes vinculados em um mesmo cromossomo. Com a meiose, eles não se separam, continuando juntos.
Ligação gênica é quando os genes estão localizados em cromossomos diferentes e eles segregam de forma independente, porém, quando estão localizados no mesmo cromossomo, não há segregação e eles vão juntos para o mesmo gameta. Os genes se manifestam com fenótipos bem distintos.
Significado de Diíbrido adjetivo, substantivo masculino Diz-se do, ou o híbrido resultante de progenitores que diferem por dois caracteres.
A frequência de recombinação entre dois genes sempre será entre 0 e 50%. "Quanto maior a região entre dois genes, maior a probabilidade de que o crossing over ocorra nesta região, e vice versa". Quando dois ou mais genes estão localizados no mesmo cromossomo.
Os genes ligados constituem o que denomina grupo de ligação. A quantidade de grupos de ligações é igual ao número haploide da espécie ou genoma, portanto se uma espécie qualquer possui 2n = 40 cromossomos terá 20 grupos de ligações.