A controvérsia sobre a liberdade e a necessidade é, segundo Hobbes, puramente verbal. Basta oferecer a boa definição da liberdade: é livre todo movimento que não se depara com nenhum obstáculo exterior. ... Palavras-chave: Hobbes; liberdade; necessidade; mecanicismo; ficção; artifício; razão.
Para Hobbes, direitos naturais não são constituídos pela lei, seja natural ou civil. ... direito natural "é a liberdade que cada homem possui de usar seu próprio poder, da maneira que quiser, para a preservação de sua própria natureza, ou seja, de sua vida": direito natural "consiste na liberdade de fazer ou de omitir."
Como resposta a esta questão, a partir da relação entre o conceito de liberdade, como uma idéia da razão, e o conceito de dever, se constata que o homem, como membro do mundo inteligível, é livre e suas ações são conformes à autonomia da vontade, mas enquanto membro do mundo sensível o homem é sujeito às inclinações ...
Liberdade é classificada pela filosofia, como a independência do ser humano, autonomia, auto-determinação, espontaneidade e intencionalidade. A liberdade pode ser entendida em um sentido amplo ou mais restrito, pensado como liberdades e definidas pelo Direito.
A liberdade é concebida como ausência de constrangimentos externos ou internos, como capacidade da vontade de agir livremente. A mediania é a virtude, isto é, o meio termo, a justa medida. A liberdade seria o equilíbrio da conduta pessoal: equilíbrio interior das emoções e o equilíbrio exterior das paixões.
O debate acerca do direito natural toma maior força no Iluminismo, com os contratualistas do século XVII e XVIII. Thomas Hobbes escreve em O Leviatã que esse direito é "a liberdade humana de usar seu próprio poder como quiser e de preservar a sua vida".