A presença de leucócitos em quantidades elevadas no espermograma pode ser um sinal de alguma infecção na próstata ou vesículas seminais e estas infecções podem, sim, alterar, mesmo que temporariamente, sua fertilidade. Ademais, a própria varicocele pode ser responsável por algumas alterações no espermograma.
A contagem de hemácias serve para avaliar a intensidade da hematospermia e a de leucócitos, para avaliar a leucocitospermia, que, quando superior a 1 milhão por mL, indica processo infeccioso e/ou inflamatório do trato urogenital e eventualmente está relacionada com a diminuição da fertilidade.
Morfologia(OMS) Normais:>/=30% Morfologia Kruger(estrita): Normais:>/=4% Células redondas: até 1000/mm3 Leucócitos: até 1000/mm3 Hemácias: até 1000/mm3.
Presença de Leucócitos no Sêmen O aumento do número de leucócitos pode representar uma infecção genital clínica ou sub-clínica, níveis elevados de radicais livres de oxigênio, títulos elevados de anticorpos anti-espermatozóides e função espermática deficiente.
Sinonímia: Contagem global de espermatozóides. Material: Todo o volume de uma ejaculação. Colheita, conservação: O material ejaculado é obtido por rnasturbacão após higiene das mãos e do pênis e deve ser processado imediatamente.
Também conhecido como "análise do sêmen", "contagem espermática", "citologia seminal" ou ainda "estudo da morfologia espermática", o espermograma serve para avaliar a quantidade e a qualidade dos espermatozoides, através da análise do volume do esperma, pH (acidez), viscosidade, cor, liquefação do sêmen, número de ...