Basicamente significa um conjunto de competências que permitem a um indivíduo compreender e utilizar de forma crítica a informação gerada na era da internet. ... Portanto, o letrado digital é a pessoa que lê, escreve e confronta criticamente o que assimila para solidificar o que aprendeu.
Que ler não é apenas decifrar, mas compreender o que esta lendo dá sentido das palavras, a organização das letras, frases, sendo que é necessário apresentar ao aluno conjuntos de habilidades que leva a identificar e a superar os obstáculos e a compreensão ampla do texto.
Ler e escrever são detalhes que muitos ainda veem como desimportantes na vida profissional. Além de ativar a nossa imaginação, ler também nos ajuda a melhorar as habilidades na hora de construir um texto bem estruturado e condizente. ...
Ler e escrever são atividades iniciadas antes do processo de alfabetização, que continuam sendo desenvolvidas durante todo o ensino formal. Desde os primeiros contatos com o mundo letrado, o ser humano passa a fazer hipóteses sobre leitura e escrita, que serão confirmadas ou não em experiências futuras de letramento.
Refere-se a uma incapacidade em "ler" o mundo digital e mexer com a tecnologia moderna, principalmente com relação ao domínio dos conteúdos da informática como planilhas, internet, editor de texto, desenho de páginas web etc. ... Verbete analfabetismo tecnológico.
A palavra ler vem do latim legere, que significa: colher, recolher, reunir. ... Para Paulo Freire, toda palavra é palavra-mundo. Ao ser lida, a palavra-mundo reúne o que era o mundo de fora com o que é o mundo de dentro. Por isso, nenhuma leitura é igual e ninguém lê o mesmo livro, nem mesmo quando o lê pela segunda vez.
A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele. ... A compreensão do texto a ser alcançada por sua leitura crítica implica a percepção das relações entre o texto e o contexto.
Sim, é preciso ler para saber como escrever bem. Habilidade altamente valorizada em concursos e testes de vestibular, a escrita necessita de duas práticas para que possa ser desenvolvida de maneira eficaz: a leitura e o ato de escrever em si.
Ler pressupõe o domínio do vocabulário utilizado, da estrutura sintática do material escrito, do conteúdo. A atitude do leitor e os seus preconceitos, ou seu interesse relativamente ao texto lido, influenciam a interpretação. ... Ser letrado não significa apenas saber ler e escrever, mas ser funcionalmente letrado.