Na suspeita da ruptura do ligamento colateral medial (LCM), solicitamos as chamadas radiografias em "estresse em valgo", nas quais se flexiona o joelho a 30 graus e força a abertura de dentro (medial) do joelho, sempre se comparando ao joelho oposto normal.
A Radiologia de Intervenção (RI) é uma subespecialidade da Radiologia que oferece tratamentos minimamente invasivos realizados sob a orientação de imagem médica, designadamente, ecografia, fluoroscopia (RX), tomografia computorizada (TC) e ressonância magnética (RM).
Ambos os contrastes, sulfato de bário e carboximetilcelulose (CMC), meios de contraste positivo e negativo, respectivamente, são injetados por meio de uma bomba peristáltica (Oliveira et al., 1997), ou simplesmente por gravidade (Antes e Lissner, 1983).
Não, não é nossa "Dane Fred Rubble", a sigla DFR significa que é um design do próprio Dane freaking Reynolds. E ainda é o modelo surfado por primeira vez em 2012 numa etapa do Circuito Mundial. A DFR é uma prancha pequena ultra moderna que permite surfe de linha com a borda enquanto segura o drive.
O raio X torácico pode ser feito em projeção Póstero-Anterior (PA), em projeção Antero-Posterior (AP) e perfil. A projeção Póstero-Anterior (PA) é adquirida quando os raios X entram pelas costas do paciente, e saem pela frente (região anterior).
Incidências no RX da mão As duas incidências mais utilizadas na avaliação da mão são a incidência postero-anterior (PA) e a obliqua.
Incidências radiológicas O raio X torácico pode ser feito em projeção Póstero-Anterior (PA), em projeção Antero-Posterior (AP) e perfil. A projeção Póstero-Anterior (PA) é adquirida quando os raios X entram pelas costas do paciente, e saem pela frente (região anterior).
Para além destas duas mais usadas, apesar de menos frequentes, poderemos usar outras incidências especiais (PA em decúbito dorsal, decúbito lateral, lordótica, oblíqua anterior e oblíqua posterior).
A radiologia digital CR precisa emitir um volume consideravelmente maior de raios X para que se obtenha um exame de imagem de boa qualidade, ao passo que a radiologia digital DR traz melhores opções de edição da imagem, o que demanda um volume menor de raios.