O Ked é um dispositivo utilizado em conjunto com o colar cervical que permite a imobilização da cabeça, coluna cervical e lombar em uma posição anatômica, permitindo que a vitima seja imobilizada, extricada e transportada em posição sentada, prevenindo lesões adicionais durante as manobras de extricação.
Hoje, vamos aprender sobre um desses instrumentos essenciais: o KED (Kendrick Extrication Device) ou Dispositivo de Extricação de Kendrick. Em primeira vista, o nome pode assustar um pouco, mas o KED, nada mais é do que um instrumento de extricação criado por Rick Kendrick em 1978.
NOTA-1: O Socorrista deverá observar a presença de lentes de contato e próteses. NOTA-2: Pupilas opacas, embaçadas, suspeitar de Estado de Choque, Coma ou Morte cerebral (Atenção! Suspeitar, mas não diagnosticar).
Segurança (3S) Cena do acidente (Scene); 2. Segurança (Security) → Segurança do socorrista, paramentação, posicionamento da viatura, sinalização, isolamento, segurança da vítima e curiosos, 3.
A finalidade principal e específica do colar cervical é proteger a coluna cervical de compressão. Quando instalado de forma eficiente ele se apoia sobre o peito, a coluna torácica posterior, a clavícula e o músculo trapézio. A cabeça fica imobilizada sob o ângulo da mandíbula e na região occipital do crânio.
A maioria de vítima de trauma necessitará de algum tipo de imobilização e a totalidade necessitará de transporte. O objetivo da imobilização é a condução das vítimas à assistência especializada sem causar danos adicionais, principalmente no que diz respeito à coluna vertebral.
Essa proteção é utilizada em casos de acidentes, lesões, doenças ou problemas específicos, como a artrose, e também no pós-operatório de algumas cirurgias. O intuito é manter uma determinada parte do corpo imóvel, a fim de garantir a cicatrização dos tecidos.
Extricação se refere a técnica especial para retirar vítima de situação da qual ela não poderia sair sozinha sem risco inaceitável à integridade física, sobretudo da coluna vertebral. Tal técnica pode incluir a orientação oferecida pelo socorrista para que a vítima em condições, possa se auto-extricar.
Colocar a vítima em local arejado, afastar curiosos e afrouxar as roupas. Manter a vítima deitada com as pernas mais elevadas. Manter a vítima aquecida.
Primeiros Socorros: Cada segundo é crucial para salvar uma vida