Na física, a letra K é a constante eletrostática, também chamada de constante de Coulomb. ... No vácuo, a constante eletrostática é de 9 x . A Lei de Coulomb que utiliza esta constante determina que "a força de atração entre cargas é diretamente proporcional ao produto do módulo das cargas elétricas."
A constante eletrostática é a constante de proporcionalidade k presente na lei de Coulomb. Essa constante não possui um valor único, pois esse valor depende do meio material em que os corpos estão imersos. Quanto maior o valor da constante eletrostática, maior uma força elétrica atuante sobre dois corpos carregados.
A lei de Coulomb "A força de atração ou de repulsão entre duas cargas é diretamente proporcional ao produto do módulo das cargas elétricas e é inversamente proporcional ao quadrado da distância entre elas". A constante ε0 vale 8,85x10-12C²/N². m².
O Coulomb de carga elétrica é equivalente à quantidade de carga que é transportada por uma corrente elétrica de 1 ampere, durante o intervalo de tempo de 1 segundo. Portanto, dizemos que 1,0 C é equivalente a 1,0 A.
q1 e q2: cargas elétricas, em coulomb (C) r: distância entre as cargas, em metros (m) K: constante eletrostática. No vácuo seu valor é 9.109 N.m2/C.
O valor da carga do próton e do elétron é chamado de quantidade de carga elementar (e) e possui o valor de e = 1,6 . 10-19 C.
Valor da constante é a permissividade elétrica do vácuo = 8,854187817 × 10−12 C2m−2N.
O valor da carga do próton e do elétron é chamado de quantidade de carga elementar (e) e possui o valor de e = 1,6 . 10-19 C.
1018 prótons (ou elétrons). Cargas de mesmo sinal se repelem.